Templo de Kirtland

Templo de Kirtland A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

O Templo de Kirtland é o primeiro templo construído por fiéis do movimento dos Santos dos Últimos Dias, localizado em Kirtland, Ohio, e dedicado em março de 1836. Joseph Smith, o fundador do movimento, dirigiu a construção após uma série de revelações relatadas, e o templo apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos federal, renascentista grego e renascentista gótico.[1] Foi adicionado ao Registro Nacional de Locais Históricos em 1969 e nomeado Marco Histórico Nacional em 1977. Atualmente o templo é propriedade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Antes de ser vendido em 5 de março de 2024, pertencia à Comunidade de Cristo.

A construção do Templo de Kirtland foi um empreendimento comunitário, contando com significativas contribuições dos membros da Igreja, que incluíram a criação de uma serraria e uma fábrica de potassa para fornecer materiais de construção. O templo possui características arquitetônicas distintas, como bancos ajustáveis e púlpitos duplos, refletindo seu uso multifuncional para adoração e educação. O terceiro andar foi destinado ao ensino acadêmico e religioso, enfatizando a importância dos estudos hebraicos para o desenvolvimento teológico da fé.

A dedicação em 27 de março de 1836 reuniu aproximadamente mil pessoas e incluiu ritos tradicionais como o Grito de Hosana. Durante o evento, líderes da Igreja relataram visões e experiências espirituais, incluindo a restauração de certas chaves do sacerdócio por meio dos antigos profetas Moisés, Elias (entendido como o profeta bíblico Malaquias), e Elias. Esses relatos foram documentados e posteriormente canonizados em Doutrina e Convênios. As chaves representavam vários aspectos da autoridade religiosa, como a coligação de Israel, o evangelho de Abraão e os poderes do selamento. Pouco tempo após a dedicação, Joseph Smith e Oliver Cowdery relataram ter visto Jesus Cristo "de pé no parapeito do púlpito".

Ao longo dos anos, o Templo de Kirtland enfrentou diversas mudanças de propriedade e disputas legais, mas sempre manteve sua importância como local de adoração e significado histórico no Movimento dos Santos dos Últimos Dias. Atualmente, ele continua a ser um ponto histórico, aberto o ano todo para visitas guiadas, reuniões e eventos, atraindo aproximadamente 100.000 visitantes anuais de todo o mundo. Sua rica história, arquitetura distinta e uso contínuo tanto religioso quanto comunitário fazem do templo um marco singular na história religiosa dos Estados Unidos.

  1. Chiat, Marilyn, North American Churches, Publishers International, Ltd.: 2004, p. 71.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search